Parlamento Metropolitano debate Hospital Regional para o Vale do Sinos

Comissão de Saúde

Um encontro entre presidente e vice do Parlamento Metropolitano debateu na manhã desta sexta-feira (2/10) o relatório da Comissão Permanente de Saúde do Parlamento Metropolitano que pretende buscar parcerias para construção de um Hospital Regional no Vale do Sinos. Os vereadores de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, e de Estância Velha, Neila Becker, ambos do PT, receberam e analisaram o documento resultante do encontro da Comissão de Saúde, realizado no dia 1º de setembro passado, com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale dos Sinos (AMVRS), Sérgio Machado.

Conforme o relato, a AMVRS deverá, a pedido dos vereadores, custear um estudo prévio ao projeto. O trabalho pretende definir qual o perfil que a instituição de saúde regional deverá ter, tomando como base a necessidade das especialidades de maior demanda nos municípios. O relatório aponta, ainda, que o estudo deverá durar aproximadamente 60 dias, a contar da sua contratação.

Segurança

Outro ponto discutido entre Mauro Pinheiro e Neila Becker foi a segurança pública. Motivados pela crescente onda de violência no Estado, em especial nas cidades da Região Metropolitana, presidente e vice do Parlamento Metropolitano pretendem sugerir um encontro para debater o tema. “A ideia é que o evento reúna não apenas os vereadores, mas também prefeitos, integrantes dos órgãos de segurança e de entidades da sociedade civil organizada ligadas ao setor”, destacou a vereadora de Estância Velha. A proposta levantada por Neila Becker será encaminhada à análise do presidente da Comissão Permanente de Segurança e Direitos Humanos do Parlamento Metropolitano. “Diante da urgência desse tema, precisamos agilidade para definir uma data o mais rápido possível”, disse Pinheiro.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)