Audiência Pública do Parlamento Metropolitano sobre a Univales em Campo Bom

AUDIÊNCIA UNIVALES

O Parlamento Metropolitano irá realizar uma Audiência Pública para tratar do Movimento em Defesa da Implantação de uma Universidade Federal dos Vales dos Sinos, Paranhana, Caí e Encosta da Serra – UNIVALES no próximo dia 27 de outubro às 19hs30min na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom localizada na Rua Lima e Silva nº.68, Bairro Centro da referida cidade.

A audiência pública tem como objetivos mobilizar a sociedade civil e política em geral para a importante causa que é a implantação de uma universidade pública federal em uma região tão importante em termos econômicos e populacionais assim como a região dos Vales dos Sinos, Paranhana, Caí e Encosta da Serra é.

Segundo dados estatísticos, a região onde a UNIVALES seria implantada apresenta e abrange correspondente a 28% da população gaúcha.Pelo menos 23 municípios concentrados nessas áreas estão organizados para conquistar uma nova universidade federal, somando mais de 3 milhões de pessoas e o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.

O Estado do Rio Grande do Sul está abaixo da média nacional com número de pessoas com mais de 25 anos com ensino superior. Enquanto no Brasil são 11,26% da população, no Rio Grande do Sul o número fica em 8,6%. A proposta do movimento é criar uma universidade multicampi, com centros de ensino de Ciências e Tecnologia, de Ciências da Saúde, de Formação de Profissionais da Educação e de Formação de Ciências Humanas de forma descentralizada e democrática pelo municípios que se engajarem na conquista.

O Governo Federal se comprometeu a fazer um estudo de impacto e viabilidade para a implantação da UNIVALES. Em até 60 dias, o levantamento deve ser finalizado. A proposta foi apresentada em Brasília na quarta-feira, 9 de setembro, pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, à comitiva de 35 lideranças da região que estão em Brasília desde terça, 8 de setembro.