Parlamento Metropolitano promove 1º Seminário Regional das Relações Étnico-Raciais

Seminário Étnico-racia

Acontecerá na próxima sexta-feira (27/11) a partir das 13h na Câmara Municipal de Alvorada o 1º Seminário Regional das Relações Étnico-Raciais /RS: Refletindo Práticas Docentes.  O evento é promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre e se constitui como uma necessária ação política de formação para gestores e profissionais de educação. A formação docente é um ponto estratégico que deve contemplar à compreensão da dinâmica sociocultural da sociedade brasileira, visando à construção de representações sociais positivas que encarem as diferentes origens culturais de nossa população como um valor e, ao mesmo tempo, a criação de um ambiente escolar que permita que nossa diversidade se manifeste de forma criativa e transformadora.

O Seminário é dirigido aos professores das redes de ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre, vereadores da região, Secretarias de Educação, Conselhos Municipais de Educação, sociedade civil organizada e tem por objetivo discutir a perspectiva de ensino promovido pela Lei nº 10.639, que completa 12 anos em 2015, constituindo-se em marco legal fundamental na história das lutas antirracismo e pela democratização do ensino.

Confira a programação completa:

Abertura (evento artístico): Grupo Afro-Axé Delê
Mesa de Abertura:
Ver. Jussara Cony – Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre ;
Ver. Jackson do Hospital – Câmara Municipal de Alvorada;
Jorge Cruz –  Conexões Negras;
Dona Vera – Movimentação;
Irio Almeida – CME/Alvorada;
Luiz Mendes – Fórum Estadual Permanente de Educação Étnico-Racial;
Elis Regina Gomes – CODENE;
1ª Roda de Conversa: Pedagogia Axé
* Professora Carmem Holanda – Rede Estadual/RS;
*Professora Claudia Freitas – Rede Municipal/ POA;
*Professora Fabiane Pavani – CME/PoA;
2ª Roda de Conversa: Pedagogia Griô
*Mestra Elaine do Mocambo;
*Mestre Cica de Oyo;
*Mestre João Carlos Prudêncio;
*Renato Borba – UNEGRO;
Carta de Resolução do 1º Seminário Regional das Relações Étnico-Raciais.